Japoneses e aventais

10/05/2009 at 2:55 pm 1 comentário

139723463_4cc4ec6061Foto: OiMax

O que será que os japoneses têm com a figura da empregada? Em quase todas as publicações a gente encontra uma menina com aqueles aventais super fofos, sempre branquíssimos. Fui pesquisar a respeito e encontrei uma matéria muito esclarecedora, no blog Stippy.com – aliás, um excelente blog para quem quer entender mais sobre a cultura japonesa.

O avental feito à mão, feminino e com cores vibrantes, antes ícone da mulher que girava sua vida em torno da casa, marido e filhos na década de 50, volta a ser usado pelas mulheres modernas dos dias de hoje. Elas descobriram que podem ser felizes e independentes sem se privar do prazer de assar um bolo gostoso no fim da tarde ou do cheirinho da roupa lavada secando no varal.

Fetiches e mistérios à parte, não há como negar que os japoneses são impecáveis em todos os detalhes, inclusive numa peça aparentemente tão simples. Babem na variedade de tipos nesse site, de uma fabricante de aventais japonesa: Apron-Story.com 

Em se tratando de aventais, meu livro favorito é o Apron 30 Styles, da Machiko Kayaki (ISBN4-579-10803-5).  O nome já diz tudo, mas o mais interessante é o look totalmente vintage e a variedade de modelos, que vão desde os bem antigos aos mais modernetes. Todos vêm com moldes em tamanho real(são 30), e fotos maravilhosas.

theapronbook_capa

theapronbook_04theapronbook_01theapronbook_05

 

theapronbook_06theapronbook_03theapronbook_02

 

 

 

 

 

 

 

Sou suspeita pra falar da Machiko Kayaki, pois todos os livros que ela faz são perfeitos! As crafiteiras que sabem falar japonês dizem que o que os textos também são ótimos, não só explicando como fazer, mas também dando dicas preciosas de costura. Aquele “pulo-do-gato” que ajuda tanto!

Descobri que ela tem uma lojinha de tecidos e livros de costura em Tóquio, chamada Pindot. Ah que inveja, porque não temos tecidos no estilo Zakka por aqui? =(

Ah! E se você tem dificuldade em tentar “ler as figuras” dos livros japoneses para compreender os moldes, existem vários guias com traduções dos termos técnicos mais usados para o inglês. O que mais gosto é este, que peguei do blog Japan Couture Addicts! Lá tem fotos diárias de projetos prontos, traduções, links, scans e fóruns sobre livros japas de costura! Está em francês, mas nada que um tradutor não ajude 😉

Anúncios

Entry filed under: Japan addict, Reviews. Tags: , , , , , , , , , , , .

Primeira saia oficial!

1 Comentário Add your own

  • 1. Anna Sebba  |  17/11/2009 às 9:30 am

    Oi Elisa!! te achei pelo blog do marca.maria… adorei os aventais… to ensaiando fazer um pra usar no atelie, mas como ainda não defini onde, como e outras coisitas mais….
    passei só p te conhecer melhor e dar os parabéns pela nova sociedade!!!
    um abraço

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


maio 2009
S T Q Q S S D
« abr    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: